6 years e relacionamentos abusivos.

Título: 6 years.
Ano: 2015.
Duração: 85 minutos (1hrs25min).
Direção: Hannah Fidell.
Gênero: Drama/Romance.


Sinopse: Um jovem casal, Dan (Ben Rosenfield) e Mel (Taissa Farmiga), se conhecem desde a infância e estão namorando há 6 anos. A princípio, eles parecem ter um amor ideal, mas a notícia de uma oportunidade de emprego para Dan pode abalar o romance e mudar o rumo das coisas dependendo da escolha que ele fizer. Talvez o futuro que eles tinham imaginados juntos não se torne mais uma realidade. (Retirado do filmow)

(Aviso: O texto abaixo não é uma resenha e contêm spoilers. Porém não é necessário ter assistido o filme para entender a discussão.)

6 Years conta a história de um jovem casal que entra em conflito quando deixa a vida adolescente para entrar na vida adulta. Pode parecer só mais um filme bobo de temática adolescente que tem uma fotografia bonita, mas existe uma questão muito importante nesse filme que vem sido muito discutida nos últimos tempos: relacionamentos abusivos

Mel é uma garota muito decidida que sabe o que quer ser no futuro: professora do ensino infantil (primário) porém em contrapartida é muito carente e dependente do namorado, Dan, idealizando seu futuro sempre ao lado dele. Já Dan quer seguir carreira no cenário musical, ajudando gravadoras a descobrirem bandas que valham a pena, por conta disso, Mel e Dan começam a brigar, já que Dan volta muito do seu tempo para a gravadora na qual está trabalhando e também pelo fato dele acabar se envolvendo com outro alguém. Um ponto interessante que nós podemos perceber é que, durante todo o filme, quando Dan e Mel brigam, Mel acaba sendo aquela que pede desculpas, mesmo que a culpa de tudo ter começado não seja dela. Ela se torna tão dependente dele que acaba o perdoando e assumindo a culpa por coisas que ela não fez. 

Esse filme é bom para nós refletirmos não só sobre relacionamentos abusivos na adolescência, mas em um ambito geral. Quantas Mel's existem por ai? Quantas garotas imaturas acabam não sabendo não lidar com as situações e partindo para a agressão física depois de perder o controle diante do erro do parceiro? E também quantos Dan's existem? Quantos garotos que acabam se vitimizando para fazer o outro se sentir errado sendo que o erro é seu? Quantos caras manipuladores e egoístas que acabam continuando relacionamentos por pura acomodação? 

Impossível assistir o filme e não ver partes de nossos relacionamentos ali. Principalmente quando somos jovens e as vezes colocamos na nossa cabeça que nós temos que aceitar certos tipos de comportamento para não perder a pessoa com quem estamos nos envolvendo. Qual adolescente (ou até mesmo jovem) nunca foi tão cego de amor a ponto de acabar se desculpando por algo que não fez e se sentir culpado pelo erro do outro? 

Por mais que pessoas passem momentos maravilhosos juntos e esteja em uma relação longa, as vezes os caminhos tomam rumos muito diferentes e só o amor não basta. Mel e Dan por serem imaturos e por ser o primeiro namoro de ambos, influencia muito também, as pessoas tomam atitudes como se a relação fosse a única pelo resto de suas vidas e isso causa um desgaste tremendo. 

As vezes nós temos que aceitar que o nosso relacionamento com uma pessoa x não está dando certo. Mesmo que amemos ela com todo o nosso coração, a partir do momento que aquilo ali está te magoando, te machucando e te deixando pra baixo e a outra pessoa não consegue perceber que algo está errado, talvez seja a hora disso acabar. Se sentir presa a alguém e tão dependente da pessoa a ponto de não se imaginar separado dela não é algo normal. Temos que ver que independente de nossos relacionamentos nós temos nossas próprias vidas e não podemos deixar de fazer coisas porque o outro não vai estar lá junto. 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Preciso ver esse filme.É um dos meus temas favoritos, e eu acho que boa parte das pessoas passa, passou ou passará por isso.

    Isso de achar que o primeiro relacionamento vai ser para vida toda é bastante verdade.Precisamos ter independência emocional e pensar fora da caixa!

    Beijos

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, a gente vive numa sociedade em que colocam que o relacionamento abusivo é normal, imagina como isso é para as minas que estão no primeiro namorado? Triste.

      Excluir
  2. Gostei muito do tema do filme, ser dependendo emocional é péssimo, as vezes essa carência vem de conflitos e problemas lá da infância, então procurar ajuda é essencial, se não cai em relacionamentos abusivos, e sair é muito difícil.

    Vou assistir com certeza!

    bjus

    Ari
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...