Moda ao decorrer das décadas: Os libertários anos 60.

moda fashion anos 60 60s

     Os anos 60 foram divisores de águas no mundo da moda. Foi a década de ascensão das calças femininas, dos cabelos black-power e cabelos curtos para mulheres e longos para homens. Os principais nomes que inspiravam a década são considerados ícones de beleza e que tem forte influência ainda hoje, entre eles temos Brigitte Bardot, Diana Ross, Audrey Hepburn, Twiggy e Cher.
       Quando pensamos em anos 60 e música, de quais bandas lembramos? Se você disse Beatles e Rolling Stones, pensou certo. Mesmo com a enorme variedade de bandas de rock que surgiram nessa década, as duas foram as que mais se destacaram e que continuam fazendo sucesso ainda hoje. Quando os Beatles começaram a fazer sucesso, tinham um visual arrumadinho, usavam terno e gravata e os cabelos bem penteados, o visual acabou virando tendência no resto do mundo. Enquanto os caras do Rolling Stones tinham o visual mais rebelde, ainda usavam terninhos mas de um jeito mais despojado. 
       Outra coisa que merece destaque é a alta dos cabelos black power, principalmente no ocidente. O black power era uma forma da comunidade negra combater o racismo, era um modo de aceitação das suas origens, da sua identidade cultural.

- Cabelos.

        Os cortes de cabelo sofreram bastante mudanças durante esse período, homens e mulheres usavam cortes que lembravam um ao outro. Mulheres adotaram cabelos curtos enquanto os homens optaram pelos longos. Mas os cabelos longos e com muito spray também se destacam junto com o crescimento da 'costeleta' dos homens. Os mais populares eram de nomes como Twiggy, Priscilla Presley, Diana Ross e os Beatles. 

twiggy priscilla presley diana ross beatles 60s hair

- Maquiagem. 

           Na maquiagem, os olhos eram bem marcados e a boca não tinha quase nada, tons bem claros os mais usados, mas batons rosa claro, pêssego e cores corais e o vermelho dos anos 50 não foi deixado de lado. Os olhos era bem destacados com lápis, delineador e rímel nas partes interiores e exteriores do cílios. 

audrey hepburn pattie boyd brigitte bardot twiggy 60s makeup


- Roupas.

        No começo da década, as roupas ainda lembravam as roupas encontradas no final da década de 50, conservadoras e contidas, mais clássicas. Já o fim da década se mostra totalmente o oposto, as cores eram mais vibrantes e cortes mais ousados, principalmente para as mulheres. 


• Vestidos e saias. 

        Os mini-vestidos com modelagem trapézio e o corte ''A'' se tornaram cada vez mais populares, os que tinham botões na frente fizeram bastante sucesso em 1966. E as mini-saias estouraram ao decorrer da década, as mulheres podiam encontra-las em todos os comprimentos nas lojas, e as adolescentes usavam muito, as garotas que dançavam optavam por usa-las com meia-calças.


60s girls dresses


• Blusas

        As blusas eram detalhadas e tinham que estar de acordo com a saia ou a calça. Blusas coquetel, de manga longa e as com botões eram as altas. Já as blusas masculinas continuaram quase iguais a do rockabilly, camisas e camisetas lisas combinadas com jaquetas de couro ou ternos. 


60s girls boys shirts


• Calças e shorts.

        Como dito anteriormente, essa década foi a que ascendeu as calças femininas do mais variados estilos: colada, larga, abaixo do joelho, acima do tornozelo, e eventualmente no meio da coxa, estas evoluíram para os shorts. Os homens tinham os mesmos modelos, em versões masculinas. Ambos sexos as combinavam com túnicas, xales ou jaquetas.

60s girls pants

• Sapatos.

        As mulheres usavam salto baixo e grosso, os mais usados eram os sapatos estilo bonequinha, com tiras, laços e botões, quase sempre coloridos. As botas femininas também entravam em ascensão, ainda mais por causa da modelo Brigitte Bardot e pelas botas de couro do movimento hippie (do qual falarei em um próximo post), sapatos estilo bailarina também eram bem vindos. Quanto aos homens, pouco se diferenciavam da década anterior, ainda usando sapatos sociais e botas. 

shoes 60s sapatos anos 60

• Acessórios

        Acessórios grandes e coloridos, brincos de bolinhas, várias pulseiras e óculos de gatinho, tiaras de cabelo, lenços e chapéus são bem lembrados.


Filmes que retratam bem a moda da década: A Doce Vida, Bonequinha de Luxo, A Primeira Noite de um Homem, Bonnie & Clyde, A Very Private Affair, O Bebê de Rosemary, Os Passáros, O Vale das Bonecas.



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oii essa década foi bem marcante mesmo...
    Estou querendo assistir bonequinha de luxo, dizem ser um bom filme, é um clássico que ainda não assisti =/
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...